Repetirei pela centésima vez essa frase em consideração aos que acabam de chegar ao DigaMaria: amo waffle e panqueca americana. A receita de panqueca que mais faço é essa integral aqui que, além de saudável, é muito saborosa. Em geral a adapto usando os cereais, castanhas e sementes que tenho no dia, e alternando entre o uso do mel, do maple syrup e do cream cheese.
Dia desses, acordei mais tarde e desejei uma panqueca americana para alimentar o corpo e a alma. Pensei na mesma de sempre, mas, como estou buscando comer menos trigo, aproveitei para testar uma alteração significativa na receita favorita: substituir a farinha de trigo por fubá. Adorei a nova versão – que achei mais leve – e decidi chamá-la de panqueca americana de milho.
Quando crua, a massa fica bem líquida e isso resulta em uma panqueca mais fina e delicada. Quando vi e experimentei a minha primeira panqueca americana de milho, senti vontade de também ousar nos acompanhamentos. Deixei o cream cheese de lado e peguei uma ricota bem úmida que estava na geladeira – feita a partir dessa receita de queijo cremoso. Juntei sementes de erva-doce – colhidas junto com as folhas que viraram pesto em uma receita recente -, uma pitada de sal e um fio de azeite com limão. Misturei vigorosamente com um pequeno batedor de arame e uma pasta cremosa se fez. Para adoçar, misturei a mesma medida de mel e da polpa de um maracujá.
Mas cá entre nós, se vocês são fãs de fubá, experimentem essa panqueca americana de milho quentinha, apenas com manteiga e uma xícara de café. E depois me contem!
Rendimento
8 panquecas de aproximadamente 15 cm de diâmetro
Ingredientes
1 xícara de fubá fino (farinha de milho)
2 colheres de sopa de açúcar mascavo
2 colheres de chá de fermento em pó
1/2 colher de chá de sal
1 xícara de leite
2 colheres de sopa de manteiga derretida
1 ovo grande
1/2 colher de chá de manteiga (para a frigideira)
Modo de fazer a panqueca americana de milho
Em uma tigela, misture o fubá, o açúcar, o fermento e o sal. Junte o leite, a manteiga e o ovo e, com a ajuda de um batedor de arame, misture bem até ficar homogêneo. Deixe descansar em temperatura ambiente por alguns minutos.
Preaqueça o forno a 180ºC para manter as panquecas quentes à medida que saírem da frigideira.
Aqueça uma frigideira pequena e antiaderente em fogo médio e espalhe um pouquinho de manteiga.
Para cada panqueca, derrame a massa na frigideira até formar um círculo com aproximadamente 15 cm de diâmetro.
Cozinhe até que a superfície da panqueca tenha algumas bolhas; vire cuidadosamente com uma espátula fina e cozinhe até dourar a parte inferior.
Transfira para o forno aquecido – colocando em uma assadeira ou direto sobre a grade – e continue a fazer as panquecas até acabar a massa.
Sirva quente, com seus acompanhamentos preferidos.
O post Panqueca americana de milho | sem glúten pertence ao DigaMaria.