Um belo dia acordei com vontade de panquecas, mas era um dia de semana qualquer e minha consciência disse que, se não era para comer fruta com cereais, o cardápio deveria ser saudável. Recorri às saborosas panquecas americanas da Martha Stewart e adaptei a receita transformando-a em panqueca integral. Sinceramente? Preferi a versão enriquecida pelos sabores do germe de trigo, levedo de cerveja, sementes de girassol, chia, açúcar mascavo e o que mais apetecer. Em tempos de amoras, até elas foram parar no meio da massa! As panquecas ganharam textura, nutrientes e muito sabor e me encantaram de tal forma que usei a massa também para fazer muffins.
Esses pequenos bolinhos foram para o forno com amoras e cream cheese no meio. O ideal me pareceu comer os muffins quentinhos e com um fio de mel por cima, já que a massa é pouco doce. São ótimos para fazer com as crianças e uma divertida maneira de alimentá-las com qualidade. Mas, para o meu gosto, estas panquecas estão insuperáveis. Passei umas duas semanas comendo panqueca integral todos os dias pela manhã. Acho que isso já diz tudo, né?!
Rendimento
cerca de 10 panquecas de 15 cm de diâmetro
Ingredientes
1 xícara de farinha de trigo integral fina (ou 1/2 xícara de farinha de trigo refinada e !/2 de farinha de trigo integral fina)
2 colheres de sopa de açúcar mascavo
2 colheres de chá de fermento em pó
1/2 colher de chá de sal
1 xícara de leite
2 colheres de sopa de manteiga derretida
1 ovo grande
5 castanhas-do-Brasil grosseiramente picadas
1 colher de sopa de aveia em flocos
1 colher de sopa de semente de girassol
1 colher de sopa de germe de trigo
1 colher de sopa de farinha de linhaça
1 colher de sopa de chia
1 colher de chá de levedo de cerveja
1 colher de chá de manteiga (para a frigideira)
Opcionais para os muffins
amoras frescas
cream cheese
mel
Modo de fazer
Preaqueça o forno a 200 graus para assar os muffins ou para colocar uma assadeira que manterá as panquecas quentes à medida que sairem da frigideira.
Em uma tigela pequena, misture a farinha, o açúcar, a aveia, a castanha triturada, o fermento e o sal. Reserve.
Junte o leite, a manteiga e o ovo e incorpore. Não precisa mexer demais; tudo bem se não ficar totalmente homogêneo. Acrescente a semente de girassol, o germe de trigo, o levedo de cerveja, a farinha de linhaça e a chia. Mexa e deixe descansar em temperatura ambiente por alguns minutos. Se não os tiver, tudo bem, siga adiante.
Para os muffins integrais
Misture à massa amoras frescas inteiras ou pedacinhos de banana picada.
Unte as forminhas que for usar e preencha cada uma com massa até a metade. Coloque de meia a uma colher de café de cream cheese sobre a massa em cada forminha. Complete com o restante de massa até encher 2/3 das forminhas. Se quiser, coloque mais algumas amoras por cima para decorar.
Leve ao forno preaquecido e, depois de 30 minutos, faça o teste do palito. Retire do forno quando o palito sair limpo.
Para a panqueca integral
Aqueça uma frigideira antiaderente em fogo médio e espalhe um pouquinho de manteiga.
Para cada panqueca, coloque 3 colheres de sopa de massa na frigideira e use as costas da colher para espalhar delicadamente a massa formando um círculo.
Cozinhe até que a superfície da panqueca tenha algumas bolhas; vire cuidadosamente com uma espátula fina e cozinhe até dourar a parte inferior.
Transfira para a assadeira no forno aquecido e continue a fazer as panquecas até acabar a massa.
Sirva quente, com seus acompanhamentos preferidos.
Dica
Os grãos e cereais listados são uma sugestão para enriquecer o sabor e o valor nutricional desta panqueca integral, mas vocês podem substituir por outras opções que prefiram ou tenham em casa.
Na massa, vale colocar amoras frescas, ou rodelas de banana, ou tâmaras picadas, ou a fruta que pensarem, desde que ela não solte muita água quando aquecida.
Para acompanhar, não façam cerimônia. Vale uma boa manteiga, um requeijão cremoso ou cream cheese, mais frutas salpicadas com açúcar de confeiteiro, mel, geléias, Nutella… ou um pouco de tudo!
O post Panqueca integral e muffins de amora com cream cheese pertence ao DigaMaria.