Desde a adolescência que esse bolo é uma marca registrada da casa da minha mãe. Bolo do diabo. Nenhuma das minhas amigas conhecia e por muito tempo achei que se tratava de uma receita que ninguém mais tinha; tudo que eu sabia sobre sua origem é que havia sido ensinada pela amiga americana de uma amiga da minha mãe. E ponto.
Anos se passaram, eu criei o blog e com ele muitos livros de receita vieram. E adivinhem o que eu encontrei em alguns livros americanos?! O devil’s cake, ou em português, bolo do diabo! Passada a surpresa – imediatamente noticiada para minha mãe – virei a página. Nem quis comparar com a receita que tinha no velho caderninho pois lembrava que eram três etapas e apesar de amar o resultado do bolo, ele me parecia muito trabalhoso. Mas dia desses, decidida a fazer uma torta para o Natal, resolvi ler a receita com atenção e quase caí pra trás quando vi no que consistia a 3ª etapa: misture as duas etapas anteriores. Ri e repeti sozinha: “antes tarde do que nunca”.
Tomara que vocês se encantem com a cara desse bolo do diabo, leiam a receita (não se preocupem que na minha versão não há 3ª etapa) e corram pra cozinha para preparar para esses últimos dias de 2011.
Ingredientes para um bolo do diabo com cerca de 20 cm de diâmetro
1 1/2 xícaras de açúcar
1 1/2 xícaras de leite
1 xícara de chocolate em pó
2 colheres de chá de essência de baunilha
2 xícaras de farinha de trigo
1/2 xícara de manteiga (100 gramas)
2 ovos
1 colher de chá de bicarbonato em pó
3 colheres de sopa de água fervendo
1 colher de chá de sal
Ingredientes para o recheio
2 latas de leite condensado
3/4 de xícara de leite
60 gramas de castanhas ou nozes trituradas
1 colher de sopa de manteiga
Ingredientes para a calda
1 xícara de açúcar
1/2 xícara de chocolate em pó
1/4 de xícara de leite
2 colheres de sopa de manteiga
1 pitada de sal
Para decorar
raspas de chocolate ao leite e meio amargo
castanhas ou nozes picadas
Modo de fazer o bolo do diabo
Misture 1 xíícara de leite com 1 xícara de chocolate e 1/2 xícara de açúcar. Leve ao fogo e ferva até engrossar e ficar com consistência de calda. Tire do fogo, acrescente a baunilha, misture e deixe esfriar.
Acenda o forno a 180º C e coloque na base do forno uma vasilha com água (isso evitará que o bolo resseque).
Na batedeira, bata a manteiga com a xícara de açúcar restante até formar um creme. Continue batendo e adicione 1 a 1 os 2 ovos. Sem parar de bater, alterne as 2 xícaras de farinha de trigo com a 1/2 xícara de leite restante e o bicarbonato dissolvido nas 3 colheres de sopa de água fervente. Junte a calda e misture até ficar homogêneo.
Despeje a massa em uma forma untada com manteiga e polvilhada com farinha de trigo e leve ao forno pré-aquecido. Após 30 minutos espete um palito no centro do bolo; quando ele sair limpo, retire o bolo do forno. Aguarde esfriar e desenforme.
Modo de fazer o recheio
Coloque todos os ingredientes numa panela, misture e leve ao fogo baixo. Mexa sempre até engrossar e se tornar um brigadeiro mole. Retire do fogo, transfira para uma travessa e reserve.
Já no prato no qual for servir, divida o bolo em três fatias horizontais. Umedeça a primeira com duas colheres de sobremesa de licor de amêndoas (ou calda de cereja, ou outro líquido de sua preferência). Disponha uma camada de recheio e sobre ela coloque outra fatia do bolo. Umedeça novamente, recheie de novo e cubra com a terceira fatia de bolo.
Modo de fazer a cobertura
Misture bem todos os ingredientes e leve ao fogo baixo mexendo constantemente. Quando começar a fever, pare de mexer e conte 1 minuto. Ao final desse tempe, desligue o fogo. Aguarde esfriar um pouco e cubra o bolo do diabo (não deixe esfriar completamente pois a cobertura engrossará e será difícil distribuí-la).
O post Bolo do diabo na versão da minha mãe pertence ao :: DigaMaria.