O final de semana se aproximava, as visitas já estavam na estrada e cheirosas tangerinas ocupavam a fruteira. Uma combinação um tanto corriqueira foi o suficiente para o delicioso bolo de laranja da Vó Nair se transformar em bolo de tangerina.
A textura ficou tão fofinha quanto a do bolo original e o sabor talvez um pouco mais adocicado, fruto da excelente leva de tangerinas que tem aparecido por aqui. Como receberia visitas, incluí uma caldinha que me agrada muito em sabor e aparência mas que reservo para dias especiais pela quantidade de açúcar que demanda. Mas que vale cada fatia que como.
Ingredientes para um bolo de tangerina de 20 cm com furo no meio ou de uma forma de bolo inglês pequena
50 gramas de manteiga
1 xícara de açúcar refinado
2 ovos
1 1/2 xícaras de farinha de trigo (usei 1 de farinha branca e 1/2 de farinha integral fina)
1/2 xícara de suco de tangerina
1 1/2 colheres de chá cheias de fermento
todos os ingredientes deverão estar em temperatura ambiente
calda para embeber o bolo de tangerina
1/3 de xícara de suco de tangerina
1 colher de sopa de açúcar refinado
calda de açúcar
1 colher de sopa de suco de tangerina
15-18 colheres de sopa de açúcar refinado
Modo de fazer
Preaqueça o forno a 180°C.
Unte a forma que for usar, com manteiga e farinha de trigo.
Peneire o açúcar numa tigela e a farinha noutra. Reserve.
Separe as claras das gemas. Reserve as gemas e bata as claras em neve.
Esprema o suco de tangerina e reserve.
Noutra tigela da batedeira, junte a manteiga com o açúcar e bata até formar um creme fofo e claro. Coloque as gemas e bata até incorporá-las.
Aos poucos junte a farinha. Formará umas pelotinhas e é assim mesmo. Entre com o suco da tangerina e bata até ficar homogêneo. Junte o fermento e bata apenas o suficiente para misturá-lo.
Retire a tigela da batedeira e, delicadamente, incorpore as claras em neve.
Transfira a massa para a assadeira. Leve ao forno até que, ao colocar um palito no meio, ele saia limpo. Aqui levou cerca de 40 minutos.
Retire do forno e, enquanto aguarda esfriar um pouco, prepare a calda para embeber misturando o suco de tangerina com o açúcar.
Desenforme o bolo, faça furinhos com um garfo e com o auxílio de uma colher de sopa distribua, delicadamente, a calda sobre o bolo. Deixe-o absorver com calma.
Enquanto o bolo de tangerina esfria, faça a calda de açúcar misturando bem a colher de suco com as colheres de açúcar. Ela ficará bem grossinha. Coloque-a sobre o bolo de forma que não haja necessidade de espalhá-la depois pois o açúcar rapidamente se tornará sólido e qualquer intervenção deixará marcas na calda.
O post Bolo de tangerina pertence ao :: DigaMaria.